Resumo

O projeto proposto para os alunos do Ensino Médio Diurno tem como tema a construção de “Cidades do Futuro”, que seriam cidades funcionais e desenvolvidas, capazes de garantir que seus habitantes tivessem acesso a todos os serviços básicos de forma sustentável. Desse modo, a sala 1.4 IB resolveu criar uma nova cidade, em que cada grupo cuidaria de um aspecto específico.

Com esse intuito, visamos focar nosso projeto na questão estrutural do local, no qual teríamos uma infraestrutura que melhorasse a qualidade de vida de toda a população, por prevenir enchentes e alagamentos, o que é diferente do que vemos na realidade atualmente. Para isso ocorrer, pensamos em implementar a pavimentação drenante em locais apropriados da cidade, uma vez que ela absorveria a água de grandes chuvas que causam as inundações.

Nessa perspectiva, a pavimentação drenante seria uma forma de concreto que tem a capacidade de captar qualquer tipo de líquido que entre em contato com ele. Tal fato torna-se possível pelo fato de o material ser composto por “pedrinhas” compactadas. Desse modo, é viável utilizar esse material para a prevenção de enchentes, de forma que a água captada seria levada a uma estação de tratamento nos arredores da cidade para tornar-se potável – o que, também, se encaixa na preocupação com a saúde pública da cidade.

Assim, nosso projeto se relaciona diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 (saúde e bem-estar), 6 (água potável) e 11 (cidades sustentáveis). Isso se deve ao fato de que garantir o acesso da população à água potável, por meio do tratamento da água obtida pelo concreto, é uma forma de assegurar a saúde e o bem-estar e, com isso, criar cidades sustentáveis.

 

Grupo:

Ana Beatriz S.

Juliana

Anna Teresa

Ana Beatriz T.

Victor Jamile