Saúde da cabeça aos pés

Pergunta norteadora: Como podemos ajudar, com ações realizadas na escola, as pessoas que passam fome? 

 

As propostas vivenciadas pelo Pré I durante o projeto tiveram como premissa a alimentação saudável, tema abordado pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2: “Fome zero e agricultura sustentável”. Desse modo, as reflexões propostas buscaram compreender o processo de cultivo das plantações, considerando aquilo que é consumido pelas crianças e suas famílias. 

A partir das sementes e da terra, floresceram ideias investigativas sobre o ciclo da vida que nos levaram a compreender a importância da agricultura para a nossa sobrevivência. Isso nos fez refletir sobre a possibilidade de compartilharmos nossa colheita como um gesto de valorização da vida. 

Ao longo das propostas vivenciadas no percurso do projeto da série, as crian

 

ças experimentaram diversas sensações, ampliaram suas percepções sobre o tema e, consequentemente, tiveram sua curiosidade aguçada e expandiram os conhecimentos pertinentes à sua faixa etária. Afinal, é qualidade característica da infância a vontade genuína de investigar e explorar o ambiente. 

Nós tivemos uma ideia que aqueceu nossos corações diante do problema da escassez de alimentos enfrentado por algumas pessoas em nossa comunidade. Decidimos plantar alface e couve com a intenção de doá-los a uma instituição que acolhe e alimenta pessoas em situação de vulnerabilidade. Semanalmente, dedicamos nosso tempo para regar as hortas, cuidando com carinho das mudas e aguardando ansiosamente pelo dia da colheita e da doação. Essa experiência nos ensinou o valor do trabalho em equipe, da empatia e do compartilhamento. Vimos como pequenos gestos podem fazer uma grande diferença na vida daqueles que precisam.


 

Confira todo o percurso do Projeto no e-book:

https://read.bookcreator.com/oms5yDJhtEcO4ED8j5DuXUgmkZ73/y9IxsdgrQ3WN-YW0yA1D8g/zxIwECCcRqCt43WaAC6FVg