Resumo

O tema para o projeto desse ano foi “Cidade do futuro”. Sendo assim, nosso grupo escolheu fazer um projeto baseado na área de pessoas, com os tópicos: “Espaço público”, “Teoria do divertimento” e “Espaço comunitário para feiras e atividades sociais”. Dessa forma, montamos uma pergunta norteadora para nos guiar e inspirar ao longo da produção dele: “Como podemos balancear/conectar a relação entre cidadãos, lazer e saúde em nossa cidade do futuro?”.

Com isso, refletimos sobre a população nos últimos anos e, como a Covid-19 nos afetou, desde 2020 até agora, pensamos em focar na situação de saúde dos cidadãos, que se tornou mais vulnerável em decorrência do vírus. Por isso, pesquisamos mais a fundo sobre as doenças que aumentaram nos últimos anos e descobrimos que, de acordo com a OPAS (Organização Pan Americana de Saúde), as doenças cardíacas permanecem como as principais causas de morte em todo o mundo nos últimos 20 anos.

Além disso, foi publicado pela Sociedade Brasileira de Infectologia que, a miocardite, ruptura de ateromas, infarto, doenças microvasculares e outros problemas cardíacos foram causados pela Covid-19 na pandemia.

Ademais, um estudo feito pela Universidade de Washington mostrou que pacientes infectados com o Coronavírus possuem um aumento de chances de sofrer infartos do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais, trombose, arritmias cardíacas e outras doenças de coração.

O vírus da Covid-19 mostrou que 50% das mortes ocorreram por problemas cardiovasculares, sendo assim, vemos a importância de cuidarmos do nosso corpo e, principalmente, do coração. Com esse cuidado, é possível prevenir doenças e melhorar a saúde, com a presença de acompanhamento médico e, o que muitas pessoas não sabem, exercícios cardiovasculares. Como exemplo desses exercícios, temos: corrida, natação, andar de bicicleta etc. Praticando esses esportes, podemos melhorar o fluxo cardiovascular do sangue. Ou seja, quanto mais estimularmos o coração, maior capacidade ele terá para bombear sangue para o resto de nosso corpo. Isso ocorre por conta da dilatação dos vasos sanguíneos, que aumentam a quantidade de sangue em movimento.

Além do mais, o ventrículo esquerdo do coração é adaptável ao esforço que a pessoa faz. Dessa maneira, praticar exercícios cardiovasculares é uma forma de estimular o coração e torná-lo mais saudável, prevenindo diversas doenças além de cardiovasculares, como diabetes, hipertensão, osteoporose, entre outros.

Agora, relacionando o tipo de exercício citado com o momento que o mundo vivenciou tão recentemente, podemos supor que, se as pessoas tivessem praticado, mesmo que em casa, exercícios físicos durante a pandemia, os sintomas do Coronavírus seriam mais leves, evitando um de seus principais agravantes, a obesidade. Além disso, os exercícios aeróbicos podem nos proporcionar uma melhor saúde mental. Estudos comprovam que pessoas que praticam esse tipo de exercício têm maior oxigenação no cérebro, o que pode resultar em pensamentos mais claros, melhor desempenho escolar, no trabalho e nas relações entre pessoas.

Como solução para a nossa pergunta norteadora, pensamos em que a forma mais viável e interessante de melhorar a qualidade de vida das pessoas em nossa “cidade do futuro” seria por meio da atividade física e do lazer que a bicicleta pode nos proporcionar. Portanto, temos como projeto usar uma bike em que as pessoas poderão se exercitar e, após isso, iremos medir os batimentos cardíacos e a oxigenação do sangue dos participantes, além de ensinar os benefícios e incentivar as pessoas a praticarem esportes físicos. Dessa maneira, conseguirão compreender a importância do uso de meios sustentáveis e, ao mesmo tempo, poderão realizar tais atividades tendo acesso a dados em relação ao seu corpo.

O uso da bicicleta foi proposital, pois esse esporte também funciona como meio de transporte sustentável, liberando absolutamente nada de gás carbônico para a atmosfera. Dessa forma, a nossa cidade do futuro, além de pensar na saúde dos cidadãos, seria fundamental para um meio ambiente mais limpo para se viver, combatendo diretamente o aquecimento global e a emissão dos gases de efeito estufa.

Em suma, nosso projeto tem como principal objetivo promover um novo estilo de vida para a população das cidades do futuro, onde a vida seja mais prazerosa, com menos problemas relacionados ao bem-estar e uma melhora no meio ambiente, para preservarmos cada vez mais o planeta em que vivemos e valorizarmos cada dia mais o nosso corpo, nossa rotina e nossa saúde.

 

Grupo:

Maria Cristina

Maria Fernanda

Maria Rita

Guilherme Amorim