FEMINISMO NA ESCOLA: DE QUE MANEIRA A IGUALDADE DOS GÊNEROS PODE SE APLICAR A VIDA DOS ESTUDANTES NO ENSINO MÉDIO E COMO ISSO PODE AFETAR DIVERSOS ASPECTOS NA SOCIEDADE?
Resumo: Este artigo fala sobre a diferença que o feminismo fez e faz na sociedade até os dias atuais, e qual seria o impacto se ele estivesse presente na educação, em especial do Ensino Médio. Também está presente diversos fatos históricos sobre o movimento desde o seu surgimento no século XIX, além de importantes conquistas para todas as mulheres. Também citamos várias mulheres empoderadas que fizeram grande diferença na história, mas que não receberam o reconhecimento que mereciam, podendo inspirar outras meninas, mas também demonstrando que muitas vezes a sociedade não dá tanto valor a conquista das mulheres, demonstrando assim um machismo estrutural. Nós escolhemos o feminismo na escola como nosso objeto pois é um assunto que merece mais visibilidade, fazendo com que mais pessoas aprendam sua história e entendam a sua importância para a sociedade. Ao longo do texto citamos as questões acerca do assunto que motivaram a pesquisa e ainda são empecilhos como a falta de conhecimento sobre o movimento. As respostas a estes problemas demonstram a importância de introduzir o tema na escola começando pelo Colégio São Luís e quais são as soluções
* Ensino Médio do Colégio São Luís.
possíveis para uma melhoria. Para isso fizemos uma pesquisa para saber as opiniões dos alunos e professores do colégio em relação ao tema.
Palavras-chave: Feminismo, educação, história, empoderamento, sociedade.
31 BANNER – FEMINISMO NA ESCOLA
2ª Série
Autoras: BIANCA LAURENTINO, ELIZA BERETTA E ISABELA ANDRADE