Resumo:

Apesar da política fazer parte da história humana desde às primeiras civilizações, surgiu, em tempos recentes, uma nova ferramenta, que mudou o cenário político global por completo: a internet. Nesse meio, são utilizadas diversas ferramentas, por exemplo os memes e as fake News, como armas políticas de alto calibre.
Um contexto no qual esses fatos se manifestaram de maneira muito evidente foram as eleições presidenciais de 2018, que, evidentemente, teve seu resultado determinado por essas ferramentas. Portanto, faz-se a necessidade de, diante dessas peculiaridades, analisar tais fenômenos cibernéticos que levaram a eleição do candidato Jair Bolsonaro.

Durante o curso do estudo, foram realizadas entrevistas com importantes jogadores do meio dos memes políticos, com um sociólogo e diversos jovens, que estão extremamente suscetíveis a influência desses meios e que logo farão parte das eleições. Além disso, foram respondidas perguntas como: o porque dos memes e das fake News serem tão efetivos, como Bolsonaro utilizou isso a seu favor, qual foi o engano cometido pela população, etc.., Por fim, foram construídos gráficos para explicitar a correlação entre a política e a influência dos memes, o que concretiza a tese exprimida ao longo do texto.

PALAVRAS CHAVES:
“Memes/memificação”
Fakenews
Internet/ redes sociais
Viralização
Pluralismo medotológico

 

58 BANNER – POLÍTICA NAS REDES

58 TCC – A Política nas Redes

2ª Série

Autores: Henrique Leão de Arruda Alvim; Rafael Henrique Goes e Tomas Costa