RESUMO
Nosso trabalho tem como objetivo mostrar que é possível sim ter uma visão técnica, tática e padronizada do jogo de futebol e isso facilita a sua vitória no jogo. Para isso analisamos as idéias táticas do treinador Pep Guardiola na sua campanha na fase de grupos da UEFA Champions League, durante seus trabalhos no Barcelona temporada 2009-2010, e no Bayern de Munique na temporada 2014-2015. Como base utilizamos termos específicos e dados presentes no site da competição, tais quais foram elencados em tabelas e gráficos compostos por quatro matrizes: gols, finalizações, impedimentos e faltas cometidas.
Os resultados obtidos foram satisfatórios e comprovam que, apesar do desempenho do Bayern ter sido superior, houve constantes que se aplicaram em ambas equipes, como por exemplo o conceito de impedimento e a crucialidade de subir as linhas de marcações para diminuir o campo de atuação do adversário.
Sendo assim, o estudo evidencia que os resultados são consequência de uma conduta equilibrada e disciplinada, algo que Pep Guardiola preza em todos os seus comandos. Dessa forma, a organização e distribuição na faixa do campo devem ser trabalhadas e aperfeiçoadas frequentemente, por isso o treinador emprega tanto a coesão e a unidade da equipe.

 

66 BANNER – A PRESENÇA DE PADRÕES NAS EQUIPES DE GUARDIOLA _compressed

66 TCC – A PRESENÇA DE PADRÕES NAS EQUIPES DE GUARDIOLA

2ª Série

Autores: LORENZO CASANOVA e LUCAS D’ANDREA