Professor Responsável: Felipe Cavalcanti 

 

STEAM, acrônimo em inglês para Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), é uma abordagem da Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP, que parte do Construcionimsmo para promover o letramento científico e tecnológico, ou seja, tem como princípio o construir para aprender e o aprender através da resolução de problemas.

 

Nosso programa busca desenvolver projetos conectados não apenas com os Objetivos de Aprendizagem de Ciências e Matemática, mas também alinhados com os de Linguagem e de História e Geografia e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da UNESCO.

 

Desse modo, torna-se um excelente caminho para o desenvolvimento das Sete Competências Gerais do CSL – Comunicativa, Lógico-Analítica, Cultura Digital, Intrapessoal, Colaborativa, Político-Social e Repertório Cultural.

 

Foram vários os desafios, os naturais de um programa em seu primeiro ano e os que vieram com a pandemia, mas com a colaboração de vocês, mães e pais, os desafios foram superados e as crianças puderam aprender e se desenvolver ao mesmo tempo em que se divertiram e alimentaram a criatividade, a imaginação e a curiosidade, essenciais para a aprendizagem como um todo e, em especial, para a aprendizagem das Ciências. Por isso, aproveitamos para agradecer a vocês pela parceria sem a qual não teria sido possível.

Descrevemos a seguir os principais aspectos de cada projeto, destacando o ODS envolvido, e, ao final, destacamos alguns dos Objetivos Gerais de Aprendizagem do Ensino Fundamental 1 relacionados com o trabalho realizado durante o ano.

 

1. Transformações de Energia.

O primeiro projeto pelo qual o 5º ano passou foi um estudo sobre transformações e transferências de energia. Inicialmente nossas atividades estavam voltadas para a melhor compreensão sobre o que é energia, mais precisamente a energia elétrica, então iniciamos experimentos e testes com circuitos elétricos básicos, tanto presencialmente quando online, por meio de sites de simulação, como o PeHT Interactive Simulations, da Universidade do Colorado, nos EUA (https://phet.colorado.edu/) e o Tinkercad (https://www.tinkercad.com/) .

Em seguida, realizamos alguns experimentos para entender melhor como a energia é transferida de um corpo para outro, realizando dois projetos em sequência, a MABOM (Máquina de Arremessar Bolinhas de Meia) e uma Máquina de Reação em Cadeia, a famosa Máquina de Rube Goldberg. Em ambos experimentos foram apresentados os critérios que deveriam ser atingidos e cada aluno buscou uma solução com os materiais e ferramentas que tinha disponível em casa, pois neste momento já estávamos todos em isolamento social. Com esses dois projetos os alunos puderam observar como a transformação de energia se comporta, vendo na prática a sua ação em objetos de tamanhos e propriedades diferentes, com isso, identificando diferentes tipos de energia existentes.

 

Acesso às demais imagens do projeto “Circuitos Elétricos Básicos”

 

Acesso às demais imagens do projeto “MABOM”

 

Acesso às demais produções do projeto “Máquina de Reação em Cadeia”

ODS

 

2. Estudo do Clima.

O projeto teve como objetivo fazer com que os alunos notassem as informações que são possíveis de serem coletadas observando a natureza, neste caso, com o foco no estudo do clima, como as estações do ano influenciam, os ventos, o tempo seco ou úmido, diferenças entre as chuvas e as consequências desses acontecimentos e outros em nossos cidades e demais lugares. Para isso os alunos trabalharam na construção de dois instrumentos: um catavento e um pluviômetro, após terem, em uma primeira etapa, estudado o céu através de observações de dia e à noite.

Com o cata-vento foi possível realizar a medição aproximada da velocidade do vento que, somado a outras informações sobre o céu, poderiam indicar a possibilidade de chuvas. Já pela água coletada em um pluviômetro pudemos estudar com mais profundidade as consequências das chuvas em diferente locais.

Houve um momento para conversarmos sobre a importância de analisar as informações sobre o volume de água precipitado em um dado intervalo de tempo e em um determinado local, principalmente em regiões onde ocorrem alagamentos e enchentes, e como essas informações poderiam ajudar a população que mora ou passa por tais lugares.

 

Acesso às demais imagens do projeto “Estudos do céu!”

 

Clicando nas imagens acima, você pode assistir dois vídeos produzidos pelos alunos.

Acesso às demais produções em fotos e vídeos do projeto “Protótipos para Estudo do Clima”

 

ODS

 

3. Projeto Saneamento Básico.

A pergunta Norteadora deste projeto, ainda em andamento, é “Como podemos utilizar o STEAM para garantir um saneamento básico de qualidade e acessível?”. O projeto iniciou-se com estudos e reflexões sobre a água, seu ciclo na natureza e a influência do humano. Este momento de introdução ao tema, regado de atividades e conversas, teve o propósito de fazer os alunos refletirem sobre a importância do descarte e consumo consciente.

Neste momento, os estudantes estão desenvolvendo o protótipo de um filtro caseiro, pois, ao compreender melhor seu funcionamento e as dificuldades no processo de tratamento da água, é possível relacionar as dificuldades e limitações em garantir que esse água potável para toda a população em todo país e mundo. Com isso, esperamos que os alunos tragam ideias de novas possibilidades para responder a questão norteadora.

 

Esquemas ilustrando possíveis trajetórias e destinos para a água após ser descartada

 

 

Protótipos de filtros caseiros

 

ODS

 

 

Objetivos de aprendizagem relacionados aos projetos

Até o presente projeto foram abordados diversos objetivos de aprendizagem dos componentes curriculares, entre eles destacamos:

  1. Utilizar as tecnologias digitais de informação para pesquisar os diferentes tipos de energia e organizar os dados em uma tabela.
  2. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos.
  3. Analisar dados para determinar se uma solução de design funciona como pretendida para alterar a velocidade ou a direção de um objeto com um push ou pull.
  4. Planejar e realizar testes justos nos quais as variáveis são controladas e os pontos de falha são considerados para identificar aspectos de um modelo ou protótipo que podem ser aprimorados.
  5. Associar o movimento diário do Sol e das demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.
  6. Relatar padrões regularidades e modificações no clima (umidade do ar, temperatura, ventos, chuvas, luz solar) durante um dia, ao longo de alguns dias ou semanas e no decorrer do ano.
  7. Observar as cores, as formas das nuvens no céu durante o dia e a presença de umidade (chuva, garoa).
  8. Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).
  9. Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.
  10. Exemplificar por meio de imagens, fotos, desenhos, música, entre outros, os problemas que afetam a qualidade ambiental das águas e dos rios em São Paulo e que impactam os modos de vida de determinados grupos sociais.