Brincar e jogar fazem parte do universo infantil. Onde existem crianças, existem brinquedos e brincadeiras, porque crianças adoram brincar, inventar e criar. Assim elas entendem melhor o mundo dos adultos.

Assim, sabendo que a aprendizagem na Educação Infantil acontece de forma lúdica e compreendendo as demandas da faixa etária, a equipe do Pré I, diante do cenário pandêmico, deparou-se com o desafio de, ainda que à distância, promover propostas que favorecessem o aprendizado por meio das relações, por meio da brincadeira, sejam estas entre familiares, sejam entre amigos no ambiente virtual.

Mais uma vez, as propostas envolvendo o brincar, nos diferentes componentes, surgem como uma maneira de favorecer a expressão e apropriação do mundo das relações, das atividades e dos papéis dos adultos. A capacidade para imaginar, fazer planos, apropriar-se de novos conhecimentos surge, nas crianças, através do brincar. A criança por intermédio da brincadeira, das atividades lúdicas, atua, mesmo que simbolicamente, nas diferentes situações vividas pelo ser humano, reelaborando sentimentos, conhecimentos, significados e atitudes. Vygotsky (1998).

Que tal apreciar o percurso de aprendizagem durante o período de isolamento, no qual professores reinventaram o brincar, e crianças e familiares fizeram acontecer!?!

Vejam o ebook do Pré I