RESUMO

A presente prática se refere a práticas pedagógicas através do uso de jogos digitais, como o game “Mission 1.5”, realizadas no Colégio São Luís, com alunos da 2ª Série do Ensino Médio, no bairro da Vila Mariana, zona sul do município de São Paulo. A educação atualmente passa por transformações metodológicas que buscam combinar um tratamento adequado e coerente entre os conteúdos, tecnologias e metodologias visando a construção de situações de aprendizagem articuladas com as características do mundo globalizado. O presente artigo busca contribuir por meio de diferentes referências e da realização de uma prática investigativa, a importância dos games para o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem. Dessa forma, os objetivos da presente prática foi demonstrar o uso de jogos em contextos pedagógicos problemáticos, desafiadores e colaborativos. A metodologia implementada na presente pesquisa refere-se à pesquisa-ação, sendo que os dados foram coletados a partir de formulários aplicados a professores e estudantes e da implementação de uma situação de aprendizagem. Os resultados apresentam o desenvolvimento da aprendizagem alicerçada em categorias como problematização, colaboração, autonomia e resolução de problemas.

 

AUTOR: MATHEUS DOS REIS CARDOSO

Orientador: Thiago Valle

 

47 – TCC – Jogando e aprendendo os desafios do uso de games para fins pedagógicos

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