RESUMO
O time de futebol FC Barcelona, localizado na Catalunha, e os culés (sua torcida) possuem uma relação complexa de sentimentos, que envolvem memória e identidade. Por conta de vários acontecimentos históricos que envolvem guerras desde 1700, a Catalunha parou de ser um país e se tornou uma comunidade autônoma dentro da Espanha. Por conta disso, vários líderes espanhóis baniam a língua catalã de ser falada nas ruas. Sabendo disso, a torcida fez do clube uma proteção de sua cultura e língua e também o utilizou como plataforma para protestos.

Os torcedores viram que o clube seria uma oportunidade dos catalães se encontrarem e poderem protestar contra o ”preconceito” que existia contra eles. Como objeto, será utilizado o clube FC Barcelona e seus torcedores catalães (culés), e a relação que eles possuem entre si envolvendo sentimentos de identidade e memória. Este trabalho apresenta uma análise dessa relação e do contexto histórico, em busca de mostrar e afirmar que essa relação causa consequências fora do campo de futebol e dentro dele, sendo estas políticas ou sociais (Problema).

A pesquisa é baseada em um estudo profundo da relação. Primeiramente, será estudado os sentimentos envolvidos, e em seguida, o contexto histórico, por meio do livro ”Victus – A queda de Barcelona”. Com a relação entendida, finalmente será realizada a pesquisa em busca de responder se existem consequências dentro e fora de campo e se é essa relação que as cria.

 

30 BANNER – FCBARCELONA E OS CULÉS, UMA RELAÇÃO DE SENTIMENTO, AMOR E MEMÓRIA​

30 TCC – FCBarcelona e os Culés

 

2ª Série

Autores: Pedro Queiroz Arêas Mareques e João Pedro A. de S. Gambarra