Resumo

O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema a representação dos sonhos nos filmes. Para tal fim, recorre-se aos estudos da psicanálise e neurociência visando a compreensão do campo de conhecimento disponível sobre esse fenômeno tão complexo. A partir da revisão bibliográfica das duas áreas, propõe-se a análise do filme surrealista Um Cão Andaluz (1929), do clássico hollywoodiano A Origem (2010) e da animação infantil Divertida Mente (2015) com o intuito de analisar a forma com que os eventos oníricos são retratados nas telas e as conexões dessa linguagem com o que é estabelecido pela comunidade científica. Seja sob a perspectiva psicanalítica, que enxerga o sonho como representação dos desejos humanos, ou da teoria neurocientífica que o relaciona com a interação química de neurotransmissores, as experiências oníricas revelam a complexidade da mente humana e, quando atreladas ao cinema, aprimoram e enriquecem a sétima arte. Conclui-se por tanto que ambas as áreas são essenciais na elaboração de narrativas cinematográficas ao oferecem base teórica aos cineastas que podem, a partir delas, desenvolver tramas que transmitam o fenômeno atrelada ao olhar artístico de um diretor de cinema e toda a sua equipe. Todo filme tem um pouco de sonho e, todo sonho por sua vez, possui teor artístico e simbólico semelhante ao presente nas obras audiovisuais.

 

Autora: Luíza Santana Farias de Moraes

Orientadora: Julia Gomes D’Almeida

14 TCC 21 DO SUBCONSCIENTE ÀS TELAS A representação dos sonhos nos filmes a partir de conceitos da psicanálise e neurociência

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