Resumo:

Nosso projeto surgiu da constatação de que, entre as 33 mil crianças internadas no SUS, em 2023, apenas 1.200 tiveram acesso à educação hospitalar, evidenciando uma lacuna significativa nesse atendimento. Nesse contexto, nossa questão norteadora é: como a escassez de profissionais qualificados e a falta de políticas públicas afetam o acesso à educação dessas crianças, e como a pedagogia hospitalar, com ênfase na abordagem inaciana, pode melhorar essa situação?

Os objetivos do projeto são garantir a continuidade do aprendizado para crianças de 8 a 13 anos, internadas por longos períodos, proporcionando uma experiência educativa que promova seu desenvolvimento integral, mesmo em um ambiente desafiador.

O produto consistirá na intervenção na educação hospitalar que integrará atividades lúdicas e educativas, respeitando as necessidades de saúde dos pacientes e enfatizando valores como empatia e solidariedade. Com isso, buscamos empoderar essas crianças e assegurar que sua educação não seja comprometida por suas condições de saúde.

 

Autores/as

Clara de Andrade Lopes​, Gabriela Elias Sallum​, Lucas Aranha Ferraz, Lucas Resina Serafim​, Theo Lopes de Melo Santos​, Victor Laurentino dos Santos.