Resumo:

O projeto busca responder ao problema das vulnerabilidades das comunidades de São Sebastião diante de desastres naturais, como chuvas intensas e deslizamentos, que ameaçam vidas e causam perdas materiais. Em comparação com outros países que adotam sistemas de alerta e contenção, o Brasil apresenta deficiências em infraestrutura e políticas preventivas. Com isso, iremos responder a seguinte questão: quais são as estratégias de adaptação e resiliência que as comunidades podem adotar para minimizar os danos e impactos socioeconômicos das chuvas intensas e deslizamentos, e como as políticas públicas podem apoiar essas estratégias?

Ao mapear as áreas de risco, analisar os principais desastres e avaliar as políticas públicas, desenvolvemos uma proposta que envolve a criação de um Centro de apoio, em São Sebastião, estruturado para acolher pessoas em momentos de crise, totalmente equipado para a situação contando com uma estrutura compacta e segura. O Centro também funcionaria como espaço comunitário e cultural, oferecendo lazer e atividades em períodos não emergenciais, além de manter um estoque de mantimentos para uso em desastres.

 

Autores/as

Ana Clara Salgado Geraldes, Giovanna Buranello Rocha, Laura Farah Hervey Costa, Lucas Leão Cyrillo, Pedro de Souza Madeira, Thiago Chamlian Curi.