Resumo:

Nosso projeto foi motivado pelo problema das enchentes em áreas urbanas, causado em grande parte pela impermeabilização do solo, que impede o escoamento adequado da água da chuva. A nossa questão norteadora é: como podemos diminuir as enchentes? Com algumas pesquisas e discussões, nosso grupo chegou à conclusão de que um piso drenante facilita o escoamento da água, direcionando-a mais facilmente para esgotos e permitindo que ela penetre no solo de maneira mais eficiente.

Para isso, produzimos dois tipos de pisos: um drenante e outro convencional, os dois de 40 cm x 40 cm. O piso drenante foi feito com 4 kg de pedra brita, 1 kg de cimento e 3 kg de areia, a um custo de R$ 4,75. Já o piso convencional foi produzido com 2,5 kg de cimento e 7 kg de areia, com um custo de R$ 9,75. Além de favorecer o escoamento e minimizar os riscos de enchentes, o piso drenante é mais econômico e, com a nossa ideia de usar restos de materiais de obra, sua produção seria com menor custo.

Na nossa apresentação, iremos comparar os dois pisos para que as pessoas consigam ver a diferença que o piso drenante faria em locais de risco de enchentes.

 

Autores/as

Antonio Zaia Jabôr

Eduardo Dupont Vanini

Felipe S. Baliulevicius

Juan Pedro Lopes Butalla

Lorenzo Mendes Gallian

Pedro Assef Boggio