Resumo:

Durante este ano letivo, desenvolvemos o trabalho do projeto de série focado nos problemas de distribuição e descarte adequado de alimentos e lixo. Nosso projeto recebeu o nome de “Paradoxo Alimentício”, com a questão norteadora: como alunos do ensino médio conseguem desenvolver projetos que solucionem ou mitiguem, em escala municipal, os problemas causados pela distribuição desigual de alimentos e o descarte inadequado das sobras e do lixo?

Diante disso, para nos aprofundarmos mais, fomos a campo e visitamos dois lugares que se relacionam diretamente ao nosso tema escolhido: a Ocupação 9 de Julho, localizada no centro de São Paulo, e um aterro sanitário situado na região metropolitana de São Paulo. Com isso, conseguimos levantar dados de autoria, enriquecendo nosso trabalho com um videodocumentário que contém entrevistas com profissionais, filmagens que demonstram o funcionamento local e outras informações.

Além disso, fizemos um projeto de lei que institui a utilização de espaços considerados abandonados para transformá-los em hortas comunitárias e públicas, com os alimentos produzidos no local distribuídos para a população de baixa renda.

            Por último, fizemos um jogo no Google Forms e um banner que vamos expor no dia da mostra, que debatem sobre as características que uma cidade sustentável deve ter e as medidas a serem adotadas para transformar as cidades atuais em cidades sustentáveis.

 

Autores/as

Arthur Ferreira de André

Arthur Grecco W. Machado

Gabriel Piantavini Ferrari

Luiz Eduardo G. Pimazzoni

Rafael O. de Souza Leão Veiga