Resumo

O conceito inicial do nosso projeto surgiu a partir do estudo do meio realizado no Parque Nascentes do Ribeirão Colônia, onde fomos introduzidos à ideia da realização de um biodigestor em que o metano – liberado por restos de alimentos orgânicos, como cascas de ovos, restos de frutas etc. – fosse transformado em biogás para que, assim, pudesse ser utilizado de uma forma não poluente.

Após decidirmos que traríamos essa idealização para o colégio, começamos as pesquisas para saber o material, conhecimento e o procedimento necessário para que pudéssemos adaptar o biodigestor do parque para uma versão que nós alunos conseguíssemos realizar no ambiente escolar.

Com a concretização da ideia inicial e a lista de materiais feita, a professora de Química, Adriana Paolillo, começou a nos orientar e a ajudar na realização da montagem e na metodologia do projeto. Com a utilização dos restos de alimentos gerados no próprio restaurante do Capim Santo, obtivemos, através do biodigestor, o metano necessário para a transformação do poluente em biogás, que foi armazenado em uma bexiga para que, assim, pudesse ser usado corretamente. Já com as sobras dos restos dos alimentos, começamos a cultivar uma pequena horta que utilizaria essas sobras como adubo, o qual enriqueceria a terra de nutrientes. Sendo assim, com a substituição do botijão comum pelo biodigestor, estaremos não apenas fazendo o reaproveitamento de resíduos orgânicos, como também poupando estragos ao meio ambiente.

 

Grupo:

Felipe Pino Vinho dos Santos

Breno Aranha Ferraz

Carolina Greche Aymard

Joana de Vasconcelos Leite Groch