Resumo:

No início dos projetos das grandes empresas responsáveis pelos famosos jogos eletrônicos e consoles, surgiram ideias inovadoras para a evolução desses aparelhos. Com o começo da tecnologia, algumas empresas conseguiram sair na frente no mercado dos games, dando início as gerações dos consoles, começando antigamente com apenas ideias em painéis e processadores antigos, avançando então para alguns aparelhos mais complexos, focados em qualidades gráficas e desempenho dos jogadores. Contudo, é visível que os jogadores evoluíram junto com os jogos, suas mecânicas e noções foram se aperfeiçoando cada vez mais, chegando a um ponto atualmente, onde existem jogadores profissionais, que ganham dinheiro competindo por organizações nos jogos que eles mesmo gostam e são melhores que os demais. Ao analisar este ponto da evolução, a comunicação também veio se desenvolvendo com a mecânica dos jogadores, onde é necessário possuir uma comunicação limpa e certeira nos jogos para obter vantagens em cima dos adversários. Infelizmente as comunicações limpas e precisas não ocorrem em todas as ocasiões, visto que está no vocabulário humano, algumas palavras mais agressivas, que são utilizadas para o mal das pessoas. Este tipo de comunicação possui uma classificação entre os jogadores, conhecida como comunicação “tóxica”, que vem acompanhada de xingamentos e ofensas entre os jogadores destes videogames. Este estudo demonstra a evolução dos games ao longo da história chegando aos jogos onde a interação e comunicação entre os jogadores acontece em tempo real.

Palavras-chave: Comunicação. Jogos eletrônicos. Toxidade. Agressão. Evolução da tecnologia.

48 TCC História dos Games e suas Toxidades

48 BANNER História dos Games e suas Toxidades

Autor: MURILO FAGUNDES NEWORAL

Orientadora: Ana Carlota