Resumo

A educação é um dos fatores mais importantes para um país e deve estar em primeiro lugar sempre. Sendo assim, o Estado, seguido do Ministério da Educação, são os agentes principais para o incentivo e o investimento nas estruturas escolares, além de currículo e presença de profissionais capacitados para o ensino, já que o direito à educação é algo inerente à cidadania e previsto por lei.

A partir disso, com os estudos do meio, tivemos um maior acesso a essas estruturas, de forma a observar o déficit de recursos em algumas situações, podendo envolver uma quantidade insuficiente de trabalhadores, materiais escolares e até fundos para conservação desses espaços. Com isso, nosso projeto se desenvolveu em torno de um colégio ideal. O protótipo sugere um colégio público, com um determinado número de vagas, assim incluindo acesso democrático para uma formação completa, além de infraestrutura adequada à verba dirigida à educação.

Inicialmente, fizemos um site que contém o detalhamento do currículo da escola e da alimentação de tal, os seus objetivos, valores, ambiente, entre outros. Em seguida, realizamos a planta em 3D online da escola, levando em consideração o custo da estrutura formulada, assim adequando-a à realidade atual brasileira.

Por fim, para uma apresentação mais bem formulada e de fácil entendimento, produzimos um cartaz. Ele possui informações básicas sobre o projeto, contendo um QR Code de direcionamento ao site a fim de ajudar as pessoas a entenderem, de forma clara e objetiva, o significado que um colégio possui na nossa sociedade. Além disso, é possível levar a sociedade a refletir sobre a falta de auxílio governamental, tendo em vista a grande ocorrência de desvio de dinheiro realizado por tal.

 

Grupo:

Marina Bedone Azeredo

Letícia Casseano Soeiro Igreja

Ana Lavínia Fernandes Silva

Valentina Medeiros Zein

Letícia S. Bueno Saraiva

Eduardo P. P. Intatilo