Resumo

A urbanização transforma áreas rurais em urbanas, resultando na mudança de solos permeáveis em impermeabilizados, que não absorvem água devido à falta de vegetação. Em São Paulo, a taxa de urbanização é alta, atingindo 95,9% do território, segundo o IBGE. Essa impermeabilização impede a absorção da água da chuva, causando enchentes.

Nosso produto final visa mitigar a impermeabilização em São Paulo, reduzindo assim, a ocorrência de enchentes, que têm impactos negativos recorrentes. Devido a isso, propomos a criação de mais áreas verdes em espaços públicos, especialmente em regiões afetadas, como Itaquera e Baixada do Glicério.

Outra proposta desenvolvida por nós é a implementação do IPTU verde, que ofereceria descontos para proprietários que adicionarem áreas verdes em suas residências, incentivando práticas sustentáveis. Considerando o alto nível de urbanização em São Paulo, a conversão total para solos permeáveis não é possível, então sugerimos o uso de solos semipermeáveis como forma de mitigação.

Em suma, nosso projeto visa repensar o uso do solo e a relação da cidade com ele. Conectado ao Objetivo 11 da ONU, buscamos moldar comunidades e cidades sustentáveis, promovendo segurança, algo que o município é conhecido por não ter.

 

Autores/as

Stephanie Finocchio,

Flora Weiss Pedrosa Cicaroni,

Helena Finco Del Nero,

Laura Lopes Butalla e

Fernando de Farias Fernandes.