Resumo
O presente trabalho tem como tema, o modo como o sistema carcerário brasileiro age diante da Declaração Universal dos Direitos Humanos. No qual o objetivo é analisar, entender, questionar e problematizar o modo como as prisões brasileiras tratam os presos e como isso afeta a sociedade.
A escolha desse tema surgiu, pois, as pessoas além de terem que entender e saber as atrocidades que são cometidas dentro dos presídios, também é muito importante que elas se mostrem insatisfeitas com o método de ação utilizado nesses locais.
O sistema carcerário brasileiro, apesar de na teoria ter que seguir a Declaração Universal dos Direitos Humanos e as leis presentes na Constituição Federal, não age dessa maneira. Surpreendentemente o local que foi construído com a intenção de punir as pessoas que infringiram as leis, age de maneira hipócrita, pois o mesmo não age de acordo com elas.
Pretende-se que ao final desse trabalho, as pessoas não só tenham se conscientizado de que as prisões estão sim agindo de forma inadequada e as atrocidades que acontecem dentro dos presídios são desumanas e tem que acabar, mas também que o sistema carcerário não pode alegar ter como objetivo a reintegração do preso na sociedade, se eles não lutam e executam seu trabalho para que isso seja possível.

 

25 BANNER – Direitos Humanos no Sistema Carcerário no Estado de São Paulo ​

25 TCC – Direitos Humanos no Sistema Carcerário no Estado de São Paulo

 

2ª Série

 

Autora: Bruna Freitas Schmitt Corrêa