RESUMO
A era-Parmalat foi a época onde a Sociedade Esportiva Palmeiras fez uma parceria com a Parmalat, a partir desse patrocínio, o time contratou vários craques da época para posteriormente conquistar a Copa Libertadores da América. Mas essa parceria, por mais que parecesse ser perfeita para os torcedores, tinha muita divergência nos bastidores. Aconteciam muitas coisas que só foram reveladas muito tempo após o fim do contrato. Na hora de decidir qual clube patrocinar, o Palmeiras tinha a preferência, por ser um clube tradicional, possuir uma infraestrutura adequada e ser de origem italiana, o que favorecia muito a identificação da empresa com o clube. Mas pelo fato de serem muito complicadas as relações de poder no clube, acabou que não agradou a empresa num primeiro olhar. Mas em abril de 1992 foi realizada uma reunião que aprovou a parceria.
A parceria trouxe resultados melhores do que o esperado para os dirigentes do clube, pois o Palmeiras conquistou 11 títulos: três Campeonatos Paulistas (1993, 1994 e 1996), dois Brasileiros (1993 e 1994) e seu único título da Copa Libertadores da América (1999) até hoje.
Este acordo entre o Palmeiras e a Parmalat é considerado até hoje, como referência no modelo de co-gestão de um time de futebol, pois a Parmalat que era responsável por administrar os departamentos de futebol, e vários outros departamentos relacionados a esporte do clube e não o clube Palmeiras, e quem comandava tudo isso era o gestor José Carlos Brunoro.
Durante a parceria ocorreram diversas situações que quase fizeram romper o acordo entre Palmeiras e Parmalat, mas com muito esforço das duas partes o acordo durou até 2000, e após isso a empresa faliu e o Palmeiras entrou em crise.

06 BANNER – A PARCERIA ENTRE O PALMEIRAS E A PARMALAT

06 TCC – A PARCERIA ENTRE O PALMEIRAS E A PARMALAT

2ª Série

Autores: Eduardo Domingos Barbusci e Felipe Paes Armelin