Durante o 3.º trimestre, os alunos do 2.º ano, construíram saberes múltiplos do pensar, fazer, repensar e compreender, refletindo, progressivamente, uma apropriação dos conhecimentos produzidos, de forma a reconhecerem-se como sujeitos capazes de entender o mundo na dimensão desta faixa etária.

Os conteúdos, conceitos e processos foram organizados para que os estudantes compreendessem as relações de trabalho em diferentes épocas, bem como as mudanças e permanências no contexto dos materiais e equipamentos industriais.

Nesta unidade temática, os alunos: identificaram as atividades profissionais envolvidas na produção de objetos industrializados, analisaram o uso de diferentes ferramentas de trabalho e perceberam as mudanças ocorridas com a chegada da tecnologia.

Iniciamos esse trabalho com a apresentação do conceito de matéria-prima, exploramos o algodão e a sua transformação em produto industrializado.

Os alunos investigaram os diferentes profissionais envolvidos neste processo, desde a produção dos fios até a confecção das peças de roupa. Também entrevistaram uma profissional de moda que aproximou ainda mais as crianças do trabalho desenvolvido com os tecidos.

Durante as aulas síncronas, os estudantes ampliaram seus conhecimentos, organizaram suas conclusões no caderno, nos roteiros e finalizaram essa unidade compartilhando criações artísticas para representar esse contexto significativo de aprendizagem. Confiram aqui.

 




Professoras do 2º Ano