Vulnerabilidades relacionadas à precariedade sanitária em Jardim Helena – Turma 1.4-IB – Grupo 3
RESUMO
O distrito de Jardim Helena, localizado na subprefeitura de São Miguel na Zona Leste de São Paulo, é extremamente vulnerável à precariedade sanitária. Seu bairro, Jardim Pantanal, cuja região está localizada em uma área de proteção Ambiental junto à várzea do Rio Tietê, possui aproximadamente 25 mil moradores que enfrentam enchentes, mal cheiro, escassez de água e problemas de saúde causados pela falta de saneamento básico. Tendo em vista essa situação extremamente insegura e instável, este documentário tem o intuito de desenvolver propostas de intervenção para proporcionar o tratamento e a coleta de esgoto aos habitantes do distrito de Jardim Helena para serem realizadas nos próximos 10 anos, a fim de evitar que futuras doenças causadas pela precariedade sanitária se proliferem.
Para explicar as condições precárias do distrito, o documentário aborda, de maneira prática e teórica, três principais pontos: o tratamento de esgoto, a coleta de esgoto e as enchentes. Tendo estes resolvidos, haveria a diminuição de doenças associadas à precariedade sanitária. Este curta-metragem apresenta uma problematização, experimentos, projetos, ideias e, principalmente, propostas inovadoras.
São muito comuns ocorrências de exclusão social, baixo desenvolvimento econômico, proliferação de doenças e violência urbana em Jardim Helena, e é indicado que estas são consequências da precariedade sanitária do distrito, isto é, a falta de tratamento e coleta de esgoto além das constantes enchentes. Sabendo que estas são as raízes do subdesenvolvimento da região, é necessário resolvê-las para que as outras condições também melhorem.
Vídeo de Apresentação
Produto Final
AUTORES
Lucas Furtaro Aguir
Thaís Junqueira Timoner
Caio Kenzo Iasaka
Mariana Zake Calixto Simão
Maria Eduarda Galvão Alvarez
Naomi Botelho Gartlan
Orientadora: Adriana Paolillo