Os experimentos artísticos e as reflexões no 5.º ano
A Arte, para o Colégio São Luís, tem um lugar importante de construção de conhecimento e de valorização do sujeito, sempre convocado a contribuir ativamente para uma sociedade mais justa.
As produções artísticas impulsionam e provocam o aluno a se colocar em ação, pensar, discutir, refletir e ampliar seu ponto de vista para o mundo e para o seu entorno. Então, é nesse momento que conseguimos observar o quanto a instrumentalização na arte sensibiliza e ajuda na construção do indivíduo que é cada vez mais capaz de revelar seu olhar crítico e de colocar-se como sujeito que participa e faz a história.
Ora individual ora integrada, os alunos do Ensino Fundamental I do Colégio São Luís exploraram três linguagens artísticas: teatro, música e artes visuais. É importante ressaltar que a especificidade de cada linguagem traz contribuições singulares no campo da construção de conhecimento e desenvolvimento de habilidades.
Dessa forma, abrimos as cortinas do nosso teatro para que vejam as nossas descobertas! Convidamos vocês a observarem também nossa galeria de arte! E não se esqueçam de abrir suas janelas para que a música invada sua casa!
TEATRO
O teatro como parte da grade curricular assume importante lugar na rotina dos grupos e há tempo e espaço para vivenciar, se apropriar e aprofundar conceitos da linguagem que refletem na formação integral do aluno.
A improvisação teatral é parte da matriz de trabalho do 5º ano e, ao nos debruçarmos sobre este tema, muitas habilidades desenvolvem-se: prontidão, coragem e escuta são eixos que nortearam nosso processo.
Aprofundamos o conceito de improvisar na prática conforme desafiamos o grupo a solucionar problemas por meio de procedimentos teatrais. Os jogos teatrais, dinâmicas com regras e objetivos, permitem que o aluno-jogador esteja em ação exploratória livre e ao mesmo tempo controlada, pois a estrutura dá segurança para que ele se lance na experiência.
É comum termos muitos sorrisos e gargalhadas nos momentos de improvisação e eles externam a alegria que é nos surpreendermos uns com os outros no momento presente.
Nas imagens é possível que repare em um elemento fundamental para o teatro e para nossas aulas. Consegue perceber?
Fazer teatro é um constante exercício de reflexão – olhar para si, olhar para o outro e olhar para o mundo – e pressupõe a habilidade de falar/ouvir/discordar/concordar com as ideias de um grupo e organizá-las numa história que será vista pela plateia.
A chegada das aulas online nos trouxeram outros desafios e descobrir como fazer teatro online foi um momento de grande improviso: cenas ao vivo no Teams, vídeos gravados em casa, cenas com edição, Podcasts e escrita de histórias, tudo isso permeou nossas aulas ao longo dos meses.
O que eu gostaria de dizer para o outro?
Quais são as ideias que eu realmente tenho dentro de mim?
O que eu gostaria de compartilhar com a plateia?
Como em coletivo fazer com que estas ideias sejam vistas através de uma história?
Para finalizar o ano, parte do nosso trabalho foi ampliar nosso conhecimento sobre a história do teatro, seu surgimento na Grécia antiga e seu papel fundamental enquanto exercício cívico e social.
Nos deparamos com o coro, personagem fundamental das peças teatrais daquele período e que representava a voz do coletivo, e criamos um paralelo entre o coro grego e nós, hoje em dia. Os alunos foram desafiados a olhar para nossa sociedade e refletir sobre o que os incomoda, sobre quais temas criticam ou acreditam serem importantes falarmos sobre. Os pequenos grupos desenvolveram um exercício de coro online, com a criação e apresentação de um texto-protesto.
No nosso mural virtual, vocês podem apreciar nossas descobertas, imagens e os textos e potentes criados pelo grupo. É só clicar AQUI.
MÚSICA
Você escuta o que ouve?
Aos ouvidos desatentos essa pergunta parece redundante, mas a redundância é absolutamente aparente. Ouvir é a competência fisiológica dos corpos saudáveis de absorver todos os ruídos do ambiente, escutar é o ato consciente de reter ruídos produzidos pelo ambiente oferecendo a eles significado. Nas aulas de música o desenvolvimento da escuta é um dos principais objetivos, é ela que amplia a fruição de obras musicais nos mais diferentes estilos, gêneros e períodos.
O desenvolvimento da escuta nas aulas de música pode ser realizado por meio de diversas atividades, no vídeo a seguir utilizamos a flauta como instrumento de aprendizado de uma canção, após assimilar o fragmento melódico abrimos espaço para a compreensão da organização formal e os procedimentos melódicos que conduzem seu texto poético de forma expressiva. Assim o simples ato de ouvir uma canção transformou-se em uma atividade de apreciação artística reflexiva.
Clique AQUI e acesse o trabalho realizado pelos alunos.
ARTES VISUAIS
O DESAFIO DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA ARTE NO 5º ANO EM 2020
O 5.º ano teve experiências muito bacanas em 2020. Vestiram-se de arte, inspirados em obras que escolheram em suas viagens virtuais em museus pelo mundo inteiro. Conheceram muitos artistas contemporâneos, artistas de rua e tiveram também a oportunidade de “picassear”, trazendo para as suas produções uma grande liberdade expressiva.
Todas as aulas foram organizadas em torno de temas artísticos e ou artistas, sempre contemplando os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da matriz curricular do Colégio São Luís para a disciplina Artes visuais no 5.º ano do Ensino Fundamental:
Ao CLICAREM NAS IMAGENS abaixo, vocês poderão fazer um passeio virtual nas nossas produções.
1- VOCÊ É A OBRA DE ARTE
2- OS SERES FANTÁSTICOS DE PATRICIA PICCININI
3-PICASSEANDO