Resumo:

O presente artigo é uma revisão bibliográfica de alguns estudos feitos, buscando apresentar meios de utilização da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR), para o tratamento e terapia de pacientes com doenças neurológicas, assim como o ensino e treinamento de estudantes de medicina. Além disso, o trabalho discorre sobre os desafios éticos e paradigmas a respeito do uso dessas tecnologias no campo da medicina. Após a reunião e análise de artigos publicados anteriormente em diversas revistas científicas de todo o mundo, foi possível concluir que esta é uma área na qual é importante o investimento para o desenvolvimento de novas tecnologias efetivas. Porém, com o avanço atual, não é possível produzir um modelo que satisfaça de maneira inovadora os atuais procedimentos realizados. Ademais, pouco se sabe se os procedimentos virtuais irão impactar diretamente no ambiente real, assim como a possibilidade de causar uma maior dependência com esses eletrônicos no qual muitos jovens já são “viciados”. Entretanto, como este é um campo pouco explorado ainda, o incentivo é de extrema importância para que haja melhores meios procedimentais com maiores taxas de sucesso, independente da área a ser explorada, como a cirurgia, a terapia e o ensino

 

Autor: ANDRÉ KEIJI TAKAHARA

Orientador: José Matiello

 

46 TCC 23 USO DE REALIDADE VIRTUAL (VR) PARA O TRATAMENTO, REABILITAÇÃO E TERAPIA DE PACIENTES COM PROBLEMAS NEUROLÓGICOS E O TREINAMENTO E ENSINO DE ESTUDANTES DE MEDICINA

46 BANNER 23 Uso de Realidade Virtual (VR) para o tratamento, reabilitação e terapia de pacientes com problemas neurológicos e o treinamento e ensino de estudantes de medicina