Resumo

O projeto “Filtro Inteligente” se insere no contexto do tema central “Cidades do Futuro” ao abordar um problema crítico que deverá ser resolvido para o desenvolvimento dessas cidades: a falta de acesso à água potável em locais de baixa renda com infraestrutura precária.

O objetivo principal do projeto é desenvolver uma solução para os problemas relacionados ao consumo de água não tratada, uma vez que, em países que faltam a arrecadação financeira e a infraestrutura, possuem uma grande parcela de suas mortes atribuídas a fontes de água inseguras, especialmente na África subsaariana.

Para completar o nosso objetivo decidimos desenvolver um protótipo de um filtro que não apenas purifica a água suja, mas também incorpora tecnologia em forma de sensores para medir o nível na água dos recipientes tornando o manejo da água mais eficiente.

Com a capacidade de transformar água contaminada em potável, o filtro atua como uma solução viável para uma série de problemas relacionados à saúde pública e à escassez de água. Ao fazer isso, ele responde diretamente à questão de pesquisa, que é a de “tornar a filtração de água mais acessível em lugares precários sem acesso a água potável.”

Autores

Thiago Battistella Lima

João Pedro Croce Henriques

Augusto Pilotto Rodrigues Alves

Rafael Gouveia Ferreira

Rafael Wailemann Maia de Andrade