A Arte, para o colégio São Luís, tem um lugar importante de construção de conhecimento e de valorização do sujeito, sempre convocado a contribuir ativamente para uma sociedade mais justa.  

As produções artísticas impulsionam e provocam o estudante a se colocar em ação, pensar, discutir, refletir e ampliar seu ponto de vista para o mundo e para o seu entorno. Então, é nesse momento que conseguimos observar o quanto a instrumentalização na arte sensibiliza e ajuda na construção do indivíduo que é cada vez mais capaz de revelar seu olhar crítico e de colocar-se como sujeito que participa e faz a história.  

Ora individual ora integrada, os alunos do Ensino Fundamental I do Colégio São Luís exploraram três linguagens artísticas: teatro, música e artes visuais. É importante ressaltar que a especificidade de cada linguagem traz contribuições singulares no campo da construção de conhecimento e desenvolvimento de habilidades.  

O ano de 2020 foi muito diferente de tudo que poderíamos imaginar. A princípio, a grande dúvida era: como dar aula de artes on-line?  

O maior temor que a equipe tinha é que esse fosse um ano perdido para as linguagens artísticas. Surpreendentemente, as dificuldades foram superadas e o ensino-aprendizagem da Arte aconteceu por novos meios. Estamos, sim, distantes geograficamente, mas as linguagens artísticas e seus significados são integradoras e conseguiram diminuir as distâncias efetivamente. Dessa forma abrimos as cortinas do nosso teatro para que vejam as nossas descobertas! Convidamos vocês a observarem também nossa galeria de arte! E não se esqueçam de abrir suas janelas para que a música invada sua casa! 

 

 

TEATRO 

Os Jogos Teatrais são usados tanto no contexto da educação como no treinamento de atores. 

Quando utilizamos os Jogos Teatrais em sala de aula, os atores/jogadores irão desenvolver liberdade pessoal dentro das regras estabelecidas e habilidades necessárias para jogar o jogo. Este, é baseado em problemas a serem solucionados. O problema a ser resolvido trará o FOCO ao jogo. As regras do Jogo Teatral incluem a estrutura dramática ONDE, QUEM e O QUÊ, amplamente trabalhados durante o ano em que cada um desses elementos foi desenvolvido pela turma. 

ONDE – Criação de cenários e ambientes para histórias autorais. 

ONDE – CENÁRIOS PARA PEÇA ROMEU & JULIETA 

https://pt-br.padlet.com/goncalvesaline/1j4tmqpma5dm 

 

QUEM – Construção e interpretação de personagens; 

 

O QUÊ – Elaboração da ação cênica, com a criação de narrativas e roteiros dramáticos. 

 

TRABALHOS DO 3° ANO COM ONDE, QUEM e O QUÊ  e CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS 

https://pt-br.padlet.com/goncalvesaline/9scpaj0y00jscqq8 

 

MÚSICA 

O valor da escrita  

O monge Guido D’Arezzo é apontado como o inventor da moderna escrita musical e sua invenção abriu espaço para a notação precisa de cantos religiosos e profanos, Guido foi regente de coro na Catedral de Arezzo e além do sistema de notação musical com linhas e espaço definiu a ordem do nome das notas que utilizamos até hoje. 

Quando registramos uma ideia ela ganha vida própria e com a música não é diferente. Quando uma ideia sai de nossa mente e se estabelece sobre o papel nos distanciamos dela o suficiente para refletirmos sobre o valor de nossa criação. 

Ao longo de séculos, a escrita musical tem sido o mecanismo com o qual compositores desenvolvem suas ideias e são famosos os cadernos de anotações musicais de Beethoven, em que o famoso músico alemão, ao longo de anos, registrava e amadurecia suas ideias musicais, tornando possível a criação de sinfonias, concertos e outras obras que 200 anos após sua morte continuam fazendo parte de nosso mais refinado repertório musical. 

Nas aulas de música do 3.° ano, temos trabalhado a leitura e escrita musical em nossas práticas vocais e instrumentais, repertoriando os alunos a respeito dos signos da escrita musical e seu significado sonoro.     

 

ARTES VISUAIS 

AS ARTES VISUAIS NO 3.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2020 

Como ensinar arte a distância?  

Em março, quando nos afastamos, surgiram  inquietações. E conforme as aulas desenrolavam, as angústias foram trocadas pela busca de novas metodologias que envolvessem os alunos cada vez mais. O temor inicial foi substituído por momentos agradáveis, garantindo a aprendizagem de conceitos da arte, a leitura de imagem de obras de arte, a contextualização das mesmas e produção de trabalhos em que os alunos transportaram para as suas criações as novas aprendizagens teóricas, afetivas e artísticas.  

Todas as aulas foram organizadas em torno de temas artísticos e ou artistas, sempre contemplando os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento propostas na matriz curricular do Colégio São Luís para a disciplina Artes visuais no 3ª ano do Ensino Fundamental. Os alunos apreciaram arte, conheceram novos artistas, refletiram sobre as novas experiências  e produziram lindos trabalhos adaptando as propostas às possibilidades materiais que cada um tinha em suas casas. Nesta apresentação, serão apreciados os resultados de algumas experiências desenvolvidas. Cada link disponibilizado abaixo é uma exposição da apresentação dos trabalhos de artistas e da produção dos alunos.   

Bom passeio virtual!  

1-AS TEXTURAS DE BEATRIZ MILHAZES 

-Exposição do trabalho inspirado na obra de Beatriz Milhazes. Por meio da apreciação e contextualização das obras da artista, os estudantes exploraram diferentes materialidades para a construção de uma composição utilizando colagem de diferentes texturas. 

-Endereço do Padlet de apresentação dos trabalhos: 

https://pt-br.padlet.com/paulamodenesi1/1zodmiupn9hy1m5k 

2-AS NANAS DE NIKI, DE SAINT PHALLE 

-Exposição do trabalho inspirado na obra de Saint Phalle. Por meio da apreciação e contextualização das obras da artista, os alunos inventaram personagens geniais cheias de personalidade. 

-Endereço do Padlet de apresentação dos trabalhos: 

https://pt-br.padlet.com/paulamodenesi1/beq8mrytfdeabfgk 

  3-OS SONHOS FANTÁSTICOS DE FEFE TALAVERA 

-Exposição do trabalho inspirado na obra da artista de rua Fefe Talavera. Por meio da apreciação e contextualização das obras da artista, os alunos estudaram conceitos da arte de rua e aprenderam a técnica do mosaico para a criação de um monstrinho ou um personagem. 

-Endereço do Padlet de apresentação dos trabalhos: 

https://pt-br.padlet.com/paulamodenesi1/e9kxype3pli6jbez