5.º ano – Uma jornada pela diversidade da cultura do respeito
RESPEITO
O substantivo é expressado no latim como respectus, proveniente do verbo respectāre, no sentido de considerar ou prestar atenção ao redor, composto pelo prefixo re-, em função de reiteração e ênfase apontando dedicação, e spectāre, associado a specere, indicando a ação de apreciar, olhar ou observar.
É um componente ensinado ao ser humano para que se desenvolva social e civicamente, sabendo distinguir as figuras de autoridade, leis, como também saber escutar as opiniões e necessidades de pessoas conhecidas e desconhecidas presentes no ambiente, porque o respeito é baseado na apreciação do outro.
Os meninos e as meninas dos 5.º anos do CSL trabalharam essa temática em diferentes componentes e pontos de vista:
Respeito a si
Respeito ao outro
Respeito ao planeta
Respeito a si:
A escolha de uma alimentação saudável foi o ponto de partida desta temática. Conversamos sobre o respeito à cultura, variedade no cardápio e à importância de bons hábitos alimentares. O projeto “Arrisque-se” contribuiu para que todos os estudantes pudessem, de alguma forma, experienciar uma prática alimentar adequada.
Tiveram a oportunidade de registrar o que experimentaram no refeitório da escola, participaram de um encontro sobre alimentação saudável com Morena Leite, chef do Capim Santo, e expuseram no Padlet refeições equilibradas preparadas em casa.
Confiram a exposição de fotos dessa proposta.
3. Encontro com a chef Morena Leite
Clique AQUI e confira!
Respeito ao outro:
Ampliando o nosso olhar, saímos do individual para o coletivo. Conhecemos diversas culturas e exercitamos a empatia, valorizando e respeitando as diferentes etnias, que contribuíram para a formação do nosso povo.
Nessa etapa, fizemos a análise crítica a respeito do racismo. Reforçamos que não há uma única forma de manifestação, tampouco de combatê-lo. Porém, é um assunto que não pode ser evitado e olhado com distanciamento. Não há espaço para isenção! Por esse motivo, os nossos encontros foram repertoriados por diferentes instrumentos (textos, vídeos, depoimentos) com discussões e conversas para que todos pudessem ouvir e contar histórias que viveram, presenciaram ou conheceram em relação às situações discriminatórias.
Recebemos Dayse Mara Ramos da Silva, professora de Língua Portuguesa e Literatura do Colégio São Luís. Formada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Mestre em Literatura Italiana pela Universidade de São Paulo (USP), é atualmente, doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde estuda a militância negra jovem, suas demandas e suas articulações. A Professora Dayse foi uma importante moderadora na discussão sobre o tema.
Confiram a seguir fotos do encontro com Dayse, cartazes e vídeos produzidos pelos estudantes.
O vídeo você confere clicando abaixo!
Na segunda quinzena de fevereiro de 2020, realizamos três encontros com as turmas do 5.º ano, em que objetivo central foi realizar com os estudantes a escolha dos representantes de turma. Com a pandemia, tivemos que suspender as etapas posteriores, que seriam:
– a descrição final do papel dos representantes;
– a escolha de um aluno e uma aluna, e suplentes.
A formação das lideranças e o exercício desse papel estão intrinsecamente ligados aos projetos institucionais: Projeto de Vida e Democracia e Participação.
1.º Encontro – reconhecer o papel da liderança
- Observar o quadro: identificar o tipo de liderança e o papel que exerce
- Quais são as principais características para ser um líder
2.º Encontro – checagem das características do bom líder vendo e debatendo a partir de 2 filmes:
3.º Encontro – Metodologia rotação de grupos. Questões a serem discutidas e respondidas pelo grupo.
Vejam aqui registros destes encontros com a Orientação Educacional.
Respeito ao planeta:
O cuidado com o meio ambiente é uma atitude que transcende qualquer idade, classe social ou nível de escolaridade. É dever de todos zelar pelo futuro do planeta. O tratamento da água e do esgoto são fundamentais para a qualidade de vida da população e a preservação do meio ambiente.
A Lei do Saneamento Básico, de 2007, prevê a universalização do abastecimento de água e do tratamento da rede de esgoto no país. Ela também estabeleceu regras básicas para o setor ao definir as competências do governo federal, dos estados e dos municípios para os serviços, bem como a regulamentação e a participação de empresas. A pesquisa no site Painel Saneamento Básico no Brasil nos trouxe dados para a reflexão da situação em nosso país e da urgência de medidas para resolver esse problema.
Assistir aos vídeos, refletir, e reproduzir o funcionamento das estações de tratamento da água e do esgoto nos levou à conscientização do nosso papel enquanto cidadãos para a preservação do meio ambiente gerando melhor qualidade de vida para todos.
Nas aulas de STEAM, a pergunta norteadora deste projeto é “Como podemos utilizar o STEAM para garantir um saneamento básico de qualidade e acessível?”. O projeto iniciou-se com estudos e reflexões sobre a água, seu ciclo na natureza e a influência do humano. Este momento de introdução ao tema, regado de atividades e conversas, teve o propósito de fazer os alunos refletirem sobre a importância do descarte e consumo consciente.
Neste momento, os estudantes estão desenvolvendo o protótipo de um filtro caseiro, pois, ao compreender melhor seu funcionamento, e as dificuldades no processo de tratamento da água, é possível relacionar as dificuldades e as limitações em garantir que esse procedimento ocorra em todas as regiões, para toda a população, em topo país e mundo. Com isso, novas possibilidades para solucionar a questão norteadora deverão surgir.
O RESPEITO a si, o RESPEITO ao outro e o RESPEITO ao planeta se resumem
no nosso OLHAR e CUIDADO em todas as situações.
Confiram a seguir alguns materiais produzidos pelos estudantes sobre o meio ambiente e não deixem de prestigiar os trabalhos, alinhados com as aulas de Ciências da Natureza, realizados na disciplina de STEAM.